Curso de Braille Online com 80 horas

Clique aqui para fazer sua inscrição

INTRODUÇÃOh2>

A inclusão da pessoa com deficiência visual começa em casa.

Imagine uma família com 3 filhos, sendo um deles cego. Os pais auxiliam seus 2 filhos videntes a realizarem suas tarefas escolares, ensinam as crianças a ler e escrever, adquirem livros e revistas com gravuras para auxiliá-los no desenho, pintura e reconhecimento de figuras. Assim as crianças videntes se familiarizam com as palavras e os objetos que não estejam ao seu alcance, como animais selvagens.

Porém, ao filho cego, todos estes métodos são inúteis, e esta criança será excluída das rotinas familiares por causa de sua deficiência, porque seus pais não sabem ler e escrever em Braille e não sabem como se comunicar com ele e auxiliar esta criança em suas atividades escolares e no seu processo de reconhecimento do mundo.

Para que estes pais possam se comunicar com seu filho e inclui-lo na família em igualdade de condições em relação aos seus irmãos, é fundamental que aprendam a metodologia de leitura e escrita Braille.

O mesmo ocorre com os professores que tenham alunos com deficiência visual. Uma família que não se prepara para comunicar-se com seu familiar que tem deficiência visual, é a primeira a excluí-lo dentro de sua própria casa. Afinal, a deficiência não é uma condição que afete apenas o deficiente, mas também todo o ambiente no qual ele está inserido.

Por isso, o Portal da Deficiência Visual oferece o curso de técnicas de leitura e escrita Braille, para cegos, professores, familiares, e quaisquer outras pessoas interessadas em aprender a ler e escrever em Braille.

O curso é muito mais simples do que se imagina. Em poucas aulas já é possível fazer transcrições de textos e números para Braille. Para aqueles que desejarem aprofundar-se, é importante fazer os módulos seguintes, que abordam áreas específicas, como matemática, química, física e símbolos de outros idiomas.

Não deposite na criança toda a responsabilidade por sua própria educação, acompanhe-o em todas as etapas de sua vida. Assim ele se sentirá acolhido e feliz, pois está sendo tratado com igualdade em relação a todas as outras crianças, que recebem auxílio de seus pais e professores nas tarefas escolares. Faça sua parte!

MODALIDADES OFERECIDAS

Este curso está disponível em duas versões, a saber:

1. Totalmente online, via ambiente virtual de aprendizagem. Esta modalidade é recomendada para pessoas que já possuam domínio de informática.

2. Via WhatsApp, com troca de material pelos correios entre alunos e professores. Esta modalidade é destinada aos deficientes visuais que ainda não possuam domínio de informática.

Carga horária: 80 horas

Duração: 4 meses

Taxa de inscrição:

1. Modalidade totalmente online via ambiente virtual de aprendizagem: R$ 400,00 parcelados em 12x no cartão de crédito
2. Modalidade com acompanhamento individualizado do professor via Whatsapp com envio de material pelos correios: 4 mensalidades de R$ 150,00.

INSCRIÇÃO

Clique no botão abaixo para pagar a taxa de inscrição via boleto, cartão de débito ou cartão de crédito, parcelado em até 12x. Ou para pagamento via depósito ou transferência bancária, clique aqui

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

História do Braille
Instrumentos utilizados para a escrita do Braille
Entendendo o conceito dos 6 pontos
Introdução à 1ª linha do alfabeto Braille
Formando letras com materiais concretos
Conhecendo e digitando na máquina Perkins
Apresentando a reglete e o punção
Sistema do espelhamento da escrita Braille
Escrevendo as primeiras letras na reglete
A 2ª, 3ª e 4ª linhas do alfabeto Braille
Letras acentuadas
Pontuação e símbolos matemáticos
Trabalhando com números
Digitando Braille nas mãos
Leitura de Braille nas embalagens dos produtos e elevadores
Leitura de livros em Braille
Transcrição de textos em Braille