II Congresso Online Internacional de Inclusão e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual 2016

Acesso às palestras do Congresso

Como funciona um congresso virtual internacional?

Normas para submissão de propostas

Instruções para a gravação das palestras em vídeo

Programas Necessários para o Congresso

APRESENTAÇÃO

O Instituto Internacional da Deficiência Visual, fará realizar, entre os dias 12 e 18 de Dezembro de 2016, o II Congresso Online Internacional de Inclusão e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual, através de videoconferência, com tradução simultânea para os idiomas português, inglês e espanhol, de forma a permitir a participação de congressistas e palestrantes de todas as partes do mundo.

Neste espaço, pretende-se promover um intercâmbio de experiências que vêm dando certo em distintos países, a fim de proporcionar um canal de interação e multiplicação de idéias que possam ser replicadas pelos participantes, promovendo assim, uma ampliação das percepções de mundo destes, que, envolvidos com a temática da inclusão e reabilitação das pessoas com deficiência visual, possam aprender novas formas de abordagem da educação e do desenvolvimento de uma pessoa cega ou com baixa visão, e tornarem-se multiplicadores do conhecimento construído neste espaço.

Pretende-se portanto, promover um diálogo entre teoria e prática que possibilite discutir e ressignificar conceitos, para que se construam novas formas de se interpretar a deficiência visual, e assim, desenvolver-se novas soluções, aplicáveis e práticas, que nos permitam alcançar resultados diferenciados dos velhos padrões e estigmas, que nos têm levado sempre ao mesmo patamar de desigualdade social.

LOCAL

O evento acontecerá em ambiente virtual, e será transmitido pela internet através do Portal da Deficiência Visual. O acesso às palestras e atividades do congresso se dará através de links, que serão enviados para o email pessoal do inscrito. O endereço eletrônico por meio do qual o inscrito deseja receber os links de acesso, deverá ser informado na ficha de inscrição. Todos os participantes receberão links de acesso para assistir às palestras nos idiomas português, inglês e espanhol, podendo acessar aquela que for de sua preferência.

PÚBLICO ALVO

Pessoas cegas ou com baixa visão e seus familiares, profissionais envolvidos com a temática da inclusão e reabilitação da pessoa com deficiência visual, e todos os membros da sociedade que se interessem pelos temas abordados.

Neste formato, o evento pretende alcançar a todos os interessados, independente de suas possibilidades de deslocamento. Pretende-se, através deste, chegar a todas as pessoas com deficiência visual e seus familiares, mesmo que estes não possuam autonomia ou condições físicas e financeiras para viajarem a fim de participar de um congresso. Pessoas que tenham mobilidade reduzida ou que dependam de terceiros para se locomover, terão a oportunidade de participar integralmente das atividades realizadas no decorrer do congresso, sem sair de sua casa e sem necessitarem despender uma grande quantia financeira para custear uma viagem de vários dias. Durante o evento, todos os participantes poderão enviar questionamentos e fazerem-se presentes efetivamente, contribuindo ativamente e atualizando-se sobre tudo o que há de mais inovador na área da deficiência visual.

À medida que a humanidade caminha em uma direção evolutiva, no que tange à acessibilidade e à inclusão da pessoa com deficiência visual, torna-se mais oportuno que envolvam-se diretamente neste processo, todos os profissionais atuantes em áreas de interesse coletivo, como a educação, a saúde, o transporte, a comunicação, o turismo, o comércio, a engenharia, a arquitetura, o direito, entre outros, para que, em consonância, possam engajar-se e contribuir de forma positiva para as mudanças que a atualidade exige e para prepararem-se para atender a este novo público, cada dia mais ativo, participando de eventos, consumindo produtos e serviços, trabalhando, estudando e inserindo-se nesta, que é uma comunidade emergente, em busca do equilíbrio e da convivência harmônica entre todos os seus membros.

Comissão Organizadora