Atividades Práticas de AVD Parte 1

Atividade 1: Adaptando o ambiente:

Nesta atividade, vamos utilizar aquela cartela que compramos com os círculos adesivos de silicone para marcarmos todos os equipamentos da nossa casa, como por exemplo interruptores de luz, botão liga desliga da cafeteira, forno de micro-ondas, máquina de lavar roupas, máquina de lavar louças, televisores, esteiras ergométricas, e tudo o que tiver um painel com botões inacessíveis, ou que possuam um botão de liga desliga que pudesse ser confundido, que gere dúvidas para nós ou outros deficientes visuais, ou esquecido ligado sem querer.

Atividade 2: Dobrar guardanapo

Nesta atividade você deve desdobrar totalmente uma folha de guardanapo, e depois refazer as mesmas dobraduras para ela voltar ao formato original.

Atividade 3: Dobrar uma folha de papel A4

Agora, vamos pegar uma folha de papel A4, e fazer as mesmas dobras do guardanapo, para que ela fique praticamente no mesmo formato do guardanapo.Atividade
Atividade 4: Dobrando papel higiênico

Atividade 5: Enchendo um copo dágua

Utilizando um copo descartável de 200 ou 300ml, vá até à pia da cozinha, e, abrindo a torneira apenas o suficiente para a água correr em baixa velocidade, encha o copo até a posição de 3 quartos de sua capacidade máxima. Para isto, você precisará sentir a sua temperatura que vai esfriando ou esquentando, de acordo com a temperatura da água.

Atividade 6: Passar água de um copo para o outro

Para realizar esta atividade você precisará de dois copos descartáveis de 200 ou 300ml.
Vá até à pia da cozinha e encha apenas um dos copos até três quartos de sua capacidade máxima.
Agora, ainda sobre a cuba da pia, transfira todo seu conteúdo para o outro copo e depois volte a água para o primeiro copo.

Atividade 7. Servir água da garrafa para o copo

Utilizando uma garrafa de 500 ou de 600 ml cheia d’água, e um copo descartável, vá até a pia da cozinha de olhos fechados, e tente servir o seu copo d’água sem deixar ela entornar nem transbordar. Depois repita esta mesma atividade com uma garrafa de refrigerante de 2 litros.

Atividade 8. Encher uma jarra de água

Encha uma jarra d'água, que seja preferencialmente de material leve como plástico, para não se tornar muito pesado.
Você pode encher a sua jarra no filtro de água, ou na torneira da pia.
Utilize as técnicas aprendidas na aula para verificar quando a jarra está cheia, como o som, o peso, a temperatura ou consulte o nível da água com o dedo.

Atividade 9. Servir água da jarra para o copo

Depois de encher a jarra de água, sirva esta água em um copo.
Lembre-se de verificar a largura da boca do copo e o formato do biquinho da jarra, para melhorar a sua noção de espaço para derramar a água.
Comece servindo a água em um copo que está posto em cima da pia. Quando conseguir fazer esta atividade sem derramar água, tente servir seu copo segurando-o em uma das mãos.
A sua mão dominante sempre deve segurar a jarra, e a outra mão pode ficar somente tocando o copo para saber onde ele está e direcionar melhor a jarra, ou segurar o copo erguido enquanto a mão dominante serve a água com a jarra.

Atividade 10. Cortando alimentos para o lanche:

Após ter escolhido a faca mais adequada, inicie cortando um pão, queijo ou bolo.

Na tarefa de cortar pão, comece cortando o pão em rodelas,Depois que suas rodelas estiverem saindo bem uniformes, passe a cortar o seu pão ao comprido, que é o sentido normal que abrimos os pães para passarmos manteiga e colocarmos queijo e presunto.

Atividade 11: Descobrindo o lado certo do garfo e faca

Atividade 12: Cortar massinha de modelar

Nosso objetivo nesta atividade é testar algumas técnicas de cortar alimentos utilizando garfo e faca descartáveis e massinha de modelar para simular distintos alimentos.
Primeiro, construa uma salsicha de massinha de modelar em tamanho real.
Agora, temos duas opções diferentes de cortá-la usando um garfo para segurar, e a faca para cortar.
Em ambas as formas você deve espetar o garfo verticalmente no alimento para fixar, e depois passar a faca para cortar.
Algumas pessoas preferem passar a faca indo e voltando, enquanto outras pessoas preferem passar a faca apenas em uma única direção. Existem também duas formas bem distintas de fixar e cortar o alimento, a saber:
Na primeira forma, iremos espetar o garfo atravessado na nossa salsicha, e depois passaremos a faca por trás dos dentes do garfo para corta-la, e depois iremos espetar o garfo no próximo seguimento para irmos cortando a salsicha em rodelas até que ela esteja toda fatiada.
O outro método também tem esta mesma finalidade, com a diferença que o garfo vai estar espetado ao comprido, no centro da salsicha, e nós iremos enfiar a faca entre os dentes do garfo para cortar. Desta forma, supondo que nossa faca entrou exatamente no meio entre o segundo e o terceiro dente do garfo, nós teremos ainda dois dentes para cada lado fixando cada parte da salsicha, de modo que ela não fique sendo balançada para todos os lados. Com esta técnica de enfiar a faca entre os dentes do garfo, nós acabamos ganhando a possibilidade de cortarmos o alimento em 3 lugares diferentes, sendo um corte em cada intervalo entre um dente e outro do garfo.
Depois que você conseguir fatiar sua salsicha em rodelas com cada uma das técnicas, é hora de fazer um círculo de massinha de modelar, que seja similar a um bife ou a um ovo frito. Ou seja, com no mínimo 5 centímetros de um lado a outro, e com pelo menos 1 centímetro de altura. Agora o seu último desafio desta atividade é conseguir cortar o seu suposto bife em quadradinhos. Para isto, nossa sugestão é a de você primeiro cortar utilizando linhas paralelas em um determinado sentido, e depois fazer linhas paralelas transversais.

Atividade 13. Transferir água com a concha

Nesta atividade você deve enxer um pote de água e deixá-lo dentro da pia da cozinha. Agora, utilizando uma concha de feijão, transfira toda a água para um prato fundo, que deve estar sendo segurado por você numa mão, enquanto segura a concha na outra para ir transferindo a água.

Atividade 14. Servir comida da panela para o prato

Agora vamos servir o arroz da panela para o prato utilizando uma colher grande de arroz. Por segurança, vamos fazer esta atividade primeiro com a panela fria sobre a nossa bandeja, e somente depois que estiver dando tudo certo que passaremos a servir com a panela estando em cima do fogão para o prato, ou do centro da mesa para o prato.

Atividade 15. Sentar-se à mesa corretamente

Ao sentar-se à mesa para fazer suas refeições, pratique a posição correta, mantendo certa distância da mesa, ficando com as costas retas e apoiadas no encosto da cadeira, e deixando apenas as mãos e uma parte do antebraço sobre a mesa para cortar a comida e levá-la até a boca. Lembre-se de que a comida deve ser levada até a boca, e não a boca até a comida.

Atividade 16. Tomar água de colher
Como agora você não pode mais levar o corpo e a cabeça até ao prato para comer, será necessário treinar certas atividades, como tomar sopa sem derramar.
Para treinar sem se sujar, pegue um prato descartável, coloque um pouco de água dentro do prato e sente-se à mesa corretamente.
Tome a água do prato com uma colher, equilibrando a colher para não derramar a água.

Observação: Caso ache estranho fazer isto com água, e quiser se aventurar em praticar isto diretamente tomando uma sopa, sinta-se à vontade, pois na pior das hipóteses você só vai se sujar se ainda não tiver prática o suficiente.