RESUMO

  • Carga Horária: 40 Horas
  • Número de módulos: 10
  • Duração prevista: de 2 a 4 meses
  • Público alvo: Profissionais da educação, saúde, estudantes universitários e familiares de pessoas com surdocegueira.
  • Professor Titular: Alex Garcia
  • Professor Adjunto: Wagner Maia

DESCRIÇÃO


“A Surdocegueira é a deficiência que mais "afeta" a essência da sociedade, porque leva a distância imposta pelas perdas visuais e auditivas, assim como a impaciência que se gera pelas dificuldades de comunicação. Desta maneira, remete às pessoas surdocegas a condição mais temida pelos seres humanos: o "estar sozinho" como sinônimo de abandono, distinto de "solidão" que se pode eleger e desfrutar quando não se tem medo de si mesmo.” (Alex Garcia - Pessoa Surdocega)


Talvez uma das deficiências que mais preocupe educadores e familiares é a surdocegueira, pois ainda existe muito pouca informação e capacitação disponível nesta área.


Em se tratando de indivíduos surdocegos, quanto mais tarde começa uma intervenção educativa, mais estes indivíduos se animalizam, e mais difícil sua reabilitação.


E, justamente por existir uma barreira tão grande na comunicação, devido ao isolamento a que estas pessoas estão submetidas, é que deve partir de nós, educadores, familiares e profissionais de reabilitação, a iniciativa de trazê-las para o convívio social, ensinando-as o sentido da vida, de forma a permitir que possam sair deste aprisionamento tão hostil, e assim, terem uma vida mais digna.

DO ACOMPANHAMENTO DOS PROFESSORES


Além do suporte via ambiente virtual de aprendizagem, os alunos terão acesso aos professores também por WhatsApp, para tirar dúvidas e discutir casos de seus atendidos, durante todo o tempo que estiver vigente sua matrícula no curso. Para isso, o aluno poderá escolher contratar o curso com pagamento de mensalidades ou contratar o curso por 6 meses, por um ano ou com o acesso vitalício tanto aos novos conteúdos quanto ao acompanhamento dos professores.

EMENTA

  • Aspectos Gerais da Surdocegueira Pré e Pós - simbólica
  • Linguagem e Comunicação
  • Antecipação, distância e pressuposição
  • Formas de comunicação em Surdocegueira
  • O guia intérprete
  • LIBRAS tátil
  • Tadoma
  • Braille nas mãos
  • Luva alfabética
  • Identidades Surdocegas
  • Família e Surdocegueira
  • Aspectos psicológicos da Surdocegueira
  • Patologias em Surdocegueira (Síndrome de Usher e similares; a SRC, a síndrome de CHARGE)
  • Possibilidades e limitações da intervenção médica
  • Estimulação precoce das crianças surdocegas
  • Estratégias de Reabilitação de pessoas com Surdocegueira
  • Possibilidades de inclusão educacional
  • Atendimento Educacional Especializado em Surdocegueira
  • O papel do cuidador e do professor integrador na inclusão educacional
  • Inclusão de Pessoas Surdocegas no Ensino Superior
  • O uso de anotadores Braille eletrônicos e displays Braille no computador
  • Políticas Públicas em Surdocegueira
  • Pesquisas em Surdocegueira

BIBLIOGRAFIA

  • Freeman, Peggy. El Bebe Sordociego
  • GARCIA, Alex. Além de Existir Devemos Ser
  • GARCIA, Alex. Surdocegueira: Empírica e Científica
  • NUNES M. C. A. Aprendizagem Ativa na Criança Multideficiente com Deficiência Visual: um guia para educadores. Perkins School for the Blind, 1999.