Opções de inscrição
RESUMO
- Carga Horária: 40 Horas
- Número de módulos: 10
- Duração prevista: de 2 a 4 meses
- Público alvo: Profissionais da educação, saúde, estudantes universitários e familiares de pessoas com surdocegueira.
- Professor Titular: Alex Garcia
- Professor Adjunto: Wagner Maia
DESCRIÇÃO
“A Surdocegueira é a deficiência que mais "afeta" a essência da sociedade, porque leva a distância imposta pelas perdas visuais e auditivas, assim como a impaciência que se gera pelas dificuldades de comunicação. Desta maneira, remete às pessoas surdocegas a condição mais temida pelos seres humanos: o "estar sozinho" como sinônimo de abandono, distinto de "solidão" que se pode eleger e desfrutar quando não se tem medo de si mesmo.” (Alex Garcia - Pessoa Surdocega)
Talvez uma das deficiências que mais preocupe educadores e familiares é a surdocegueira, pois ainda existe muito pouca informação e capacitação disponível nesta área.
Em se tratando de indivíduos surdocegos, quanto mais tarde começa uma intervenção educativa, mais estes indivíduos se animalizam, e mais difícil sua reabilitação.
E, justamente por existir uma barreira tão grande na comunicação, devido ao isolamento a que estas pessoas estão submetidas, é que deve partir de nós, educadores, familiares e profissionais de reabilitação, a iniciativa de trazê-las para o convívio social, ensinando-as o sentido da vida, de forma a permitir que possam sair deste aprisionamento tão hostil, e assim, terem uma vida mais digna.
DO ACOMPANHAMENTO DOS PROFESSORES
Além do suporte via ambiente virtual de aprendizagem, os alunos terão acesso aos professores também por WhatsApp, para tirar dúvidas e discutir casos de seus atendidos, durante todo o tempo que estiver vigente sua matrícula no curso. Para isso, o aluno poderá escolher contratar o curso com pagamento de mensalidades ou contratar o curso por 6 meses, por um ano ou com o acesso vitalício tanto aos novos conteúdos quanto ao acompanhamento dos professores.
EMENTA
- Aspectos Gerais da Surdocegueira Pré e Pós - simbólica
- Linguagem e Comunicação
- Antecipação, distância e pressuposição
- Formas de comunicação em Surdocegueira
- O guia intérprete
- LIBRAS tátil
- Tadoma
- Braille nas mãos
- Luva alfabética
- Identidades Surdocegas
- Família e Surdocegueira
- Aspectos psicológicos da Surdocegueira
- Patologias em Surdocegueira (Síndrome de Usher e similares; a SRC, a síndrome de CHARGE)
- Possibilidades e limitações da intervenção médica
- Estimulação precoce das crianças surdocegas
- Estratégias de Reabilitação de pessoas com Surdocegueira
- Possibilidades de inclusão educacional
- Atendimento Educacional Especializado em Surdocegueira
- O papel do cuidador e do professor integrador na inclusão educacional
- Inclusão de Pessoas Surdocegas no Ensino Superior
- O uso de anotadores Braille eletrônicos e displays Braille no computador
- Políticas Públicas em Surdocegueira
- Pesquisas em Surdocegueira
BIBLIOGRAFIA
- Freeman, Peggy. El Bebe Sordociego
- GARCIA, Alex. Além de Existir Devemos Ser
- GARCIA, Alex. Surdocegueira: Empírica e Científica
- NUNES M. C. A. Aprendizagem Ativa na Criança Multideficiente com Deficiência Visual: um guia para educadores. Perkins School for the Blind, 1999.
Este curso requer o pagamento da taxa de inscrição antes do acesso.
Custo: BRL 600
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Este curso requer o pagamento da taxa de inscrição antes do acesso.
Custo: BRL 800
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Este curso requer o pagamento da taxa de inscrição antes do acesso.
Custo: BRL 990
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