Quem Somos

Composto por uma equipe de especialistas de diversas áreas do conhecimento e espalhados por diversos estados e países, o Portal da Deficiência Visual nasceu de um sonho, o de levar a todos os deficientes visuais, aos educadores, aos familiares e às instituições públicas ou privadas, o conhecimento necessário para facilitar a inclusão social do deficiente visual, por meios eficazes e não paliativos.

Para a difusão do conhecimento, utilizamos as mais modernas tecnologias de aprendizagem existentes, como as ferramentas de Educação à Distância EAD, videoconferências, dentre outros.

Contamos com uma rede de profissionais credenciados, espalhados por diversos estados do Brasil e em outros países, que realizam atendimentos presenciais e domiciliares. assim, você aprende inserido em seu cotidiano e não dentro de um ambiente institucional, descontextualizado de sua realidade.

Nossos serviços vão desde a preparação familiar, o acompanhamento e a estimulação precoce de crianças com deficiência visual, acompanhamento completo durante a escolaridade, da educação infantil ao ensino superior, com todos os serviços necessários à preparação do deficiente visual para a sua autonomia e independência.

Realizamos a Formação de profissionais, oriundos das mais diversas áreas do conhecimento, que desejem ou necessitem especializar-se na área da inclusão social ou aprimorar a qualidade dos seus atendimentos para seus alunos ou clientes com deficiência visual.

Além disto, fornecemos também assessoria às famílias, escolas, universidades, empresas e instituições, públicas e privadas, quanto a inclusão social, educacional e laboral do deficiente visual.

Investimos todos os nossos esforços para trazer a você as soluções que estão dando certo no mundo, e queremos compartilhar tudo isto com você.

Nosso ideal é que cada profissional possa aproveitar de nossa experiência para aprimorar cada vez mais o seu trabalho, e que cada deficiente visual se desenvolva de uma forma saudável, encontre seu espaço na sociedade em que vive, conquiste sua realização pessoal e profissional e possa ser visto e respeitado como um ser humano, se não igual, mas em igualdade de condições.

Para garantir a eficácia da aplicação dos conhecimentos difundidos por nós, todos os planejamentos são desenvolvidos e vivenciados na prática por profissionais com deficiência visual, cegos ou baixa visão, devidamente habilitados e especializados na área da deficiência visual, antes de serem compartilhados neste espaço e inseridos em nossos cursos ou atendimentos.
Assim, podemos garantir um ensino não apenas teórico de quem formula teorias sobre deficientes visuais, mas sim, um conhecimento que confronta teoria e prática, com as devidas adaptações e correções para ter a credibilidade e segurança necessária, antes de ser transmitido.

Filosofia

Nossa filosofia se fundamenta na afirmativa de que não podemos mudar a sociedade para adaptá-la ao deficiente, mas podemos sim preparar o deficiente para inserir-se na sociedade.

A inclusão social se dá quando o deficiente visual é capaz de equiparar-se aos demais indivíduos de determinado grupo social, mesmo que para tanto seja necessária a utilização de diferentes metodologias e equipamentos adaptados.

O deficiente visual que espera que a sociedade se adapte para que ele possa inserir-se nela, se coloca em uma posição de vítima, sonhando com uma realidade que sabemos ser utópica, e por que não dizer, injusta, posto que é mais fácil um indivíduo adaptar-se ao todo do que adaptar o todo a um indivíduo.

Nossos cursos e serviços visam trazer o deficiente visual para esta nova condição, na qual ele é o sujeito ativo, que conquista sua autonomia e independência, passando a ser visto pelo todo como um ser comum.

O que torna um indivíduo deficiente é a sua condição deficitária em relação aos demais. E por isso, nossa equipe aspira por disponibilizar aos deficientes visuais, às suas famílias, aos seus educadores e à comunidade em geral, o conhecimento e as condições necessárias para que toda pessoa com deficiência visual se torne este ser social, mesmo dentro de sua individualidade.

Missão

Nossa missão é proporcionar aos deficientes visuais, cegos ou baixa visão, o conhecimento e as habilidades que o tornarão um indivíduo autônomo, independente e bem sucedido, seja nos aspectos pessoais ou profissionais de sua vida.

Preparar educadores de alta qualidade para atender aos deficientes visuais, em igualdade de condições com os demais alunos, inclusive no que tange às avaliações escolares.

Aprimorar os conhecimentos de educadores especializados, trazendo tudo o que há de mais moderno e inovador no apoio e ensino de alunos cegos ou com baixa visão.

Orientar as famílias que possuem um familiar com deficiência visual, para que estes compreendam os aspectos físicos, emocionais e educacionais do deficiente visual. Tornando esta convivência entre videntes e deficientes visuais uma troca saudável, onde todos ensinam e todos aprendem.

Prestar consultoria à empresas, públicas e privadas, auxiliando-as na elaboração de projetos de acessibilidade e no treinamento de equipes de funcionários que atenderão pessoas com deficiência visual.

Por este motivo, todas as instituições que prestam serviços na área da deficiência visual, sejam elas de qualquer personalidade jurídica, estão absolutamente sob a mesma regra no que tange à realização e certificação de cursos dentro do Brasil, não havendo nenhum tipo de distinção entre a validade dos seus certificados, mas sim quanto a qualidade dos seus cursos oferecidos por pessoas que vivem a deficiência visual de forma prática em suas vidas, ou simplesmente estão ensinando teoria baseada no faça o que eu digo mas não faça o que eu faço!

A equipe do Portal da Deficiência Visual é composta unicamente por profissionais com deficiência visual, pois acreditamos e defendemos que só quem vive a deficiência visual na prática, todos os dias da sua vida, sabe as dificuldades e as soluções que passaram na vida, e, a educação se faz muito mais pelo exemplo de vida do que por teoria vazia.

Para concluir:

O exemplo do Obstetra:

Um homem pode ser o melhor ginecologista, ou o melhor obstetra do mundo, mas só a mulher sabe o que é a dor de um parto, coisa que um homem, por mais que tenha estudado, nunca terá condições de experimentar para dizer com propriedade o que é que se sente neste momento.

O exemplo do menino que não podia comer açúcar

Certo dia, a mãe levou seu filho ao médico e pediu ao doutor para dizer ao seu filho que parasse de comer açúcar, pois estava fazendo mal a sua saúde. O médico mandou que a mãe voltasse dentro de uma semana com o seu filho, e, quando eles entraram no consultório na semana seguinte, o médico imediatamente bateu na mesa e disse: Menino! Pare de comer açúcar! Isto faz mal pra sua saúde! E a mãe, inconformada, perguntou: Mas o senhor não poderia ter dito isto na semana passada? Ao que o médico respondeu: Não, porque na semana passada eu comia açúcar. Então, como eu poderia dizer ao seu filho para não fazer isto se nem eu mesmo sabia se teria condições de aplicar esta recomendação na minha própria vida?

Informações Institucionais

Razão Social: Portal da Deficiência Visual
CNPJ: 18.738.547/0001-54
NIRE: 43-8-0273225-4
Data de Início de Atividades: 23/08/2013
Atividade Principal (CNAE): 85.99-6/04 - Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
Atividades Secundárias (CNAE)

  • 85.99-6/03 - Treinamento em informática
  • 85.99-6/05 - Cursos preparatórios para concursos
  • 85.92-9/03 - Ensino de música
  • 85.92-9/99 - Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • 85.99-6/99 - Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente
  • 82.30-0/01 - Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • 58.11-5/00 - Edição de livros
  • 82.19-9/99 - Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
  • 95.11-8/00 - Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • 33.14-7/99 - Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
  • 59.12-0/99 - Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente
  • 79.90-2/00 - Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
  • 61.90-6/99 - Outras atividades de telecomunicações não especificadas anteriormente
Forma de atuação: Internet, local fixo fora da loja, representantes, correios, telefone
Endereço: Av. Júlio de Castilhos 471 Sl 304, Centro
Bento Gonçalves, Serra Gaúcha, RS, Brasil.
CEP: 95.700-070
Página web: www.deficienciavisual.com.br
e-mail: contato@deficienciavisual.com.br