Como muitas pessoas sempre nos pedem para fornecermos o contato dos nossos ex-alunos para que possam perguntar como foi o curso, mas não é ético repassar contatos de clientes para terceiros, nesta seção disponibilizamos alguns depoimentos dos alunos que já estudaram conosco que se propuseram voluntariamente a deixar seu depoimento para auxiliar aos futuros alunos a entenderem como foi para eles realizar um curso no Portal da Deficiência Visual. Alguns foram enviados em texto, e outros gravados na voz do próprio aluno.


Repare que cada uma destas pessoas, pagou para fazer algum de nossos cursos, e fez o seu depoimento espontaneamente, ou seja, não recebeu absolutamente nenhum retorno financeiro pelo depoimento, que resolveu autorizar a publicação voluntariamente nesta seção por achar que seria importante compartilhar os benefícios que tiveram em suas vidas com outras pessoas.

Ana Cláudia Souto da cidade de Sombrio SC conta o que mudou na sua vida após o curso de Orientação e Mobilidade Online

Depoimento da Sra. Rosa Azevedo de Manaus AM, proprietária das Lojas TV Lar


Tenho retinose pigmentar e no início de 2016 fiz cirurgia de catarata. Tive uma inflamação nos olhos e senti uma queda muito acentuada na minha visão. Estava em busca de cursos para deficientes visuais e encontrei o site do portal da deficiência visual. Entrei em contato por telefone com o professor Wagner Maia. Conversamos sobre a minha dificuldade de encontrar cursos para deficientes visuais em minha cidade e ele me apresentou alguns cursos que iriam ter início naquela época. Foi então que resolvi participar do Curso de Orientação e Mobilidade Online, mas eu nunca tinha usado bengala. Sempre que saía, tinha que ser acompanhada por um vidente. Quando fiz sozinha a minha primeira atividade prática na rua, estava um pouco insegura, mas com vontade de realizar. Tudo era muito novo para mim. Hoje me sinto liberta com o resgate da minha autonomia. Tenho domínio das técnicas aprendidas e sinto que estou melhorando a cada dia. Quando concluí, estava eufórica e com uma grande sensação de liberdade. Daí por diante, fui ficando mais confiante. Hoje não saio mais sem a minha bengala. Vou para qualquer lugar sem depender de ninguém. Isso não tem preço, devo ao Portal da Deficiência Visual essa conquista. Meu muito obrigada!

Depoimento do aluno Evangelista Pereira Costa, que vive na zona rural do município de Tremedal BA, sobre o Curso de Orientação e Mobilidade Online

Elaine Cristina Ratin de João Pessoa PB fala sobre o que mudou na sua vida depois do Curso de Orientação e Mobilidade Online

Sr. Paulo Nunes, presidente do conselho municipal da pessoa com deficiência de Porto Alegre RS fala sobre o curso de orientação e mobilidade online

Liana Carvalho Sousa do ministério público de Teresina PI, falando sobre sua primeira viagem sozinha após o curso de orientação e mobilidade online

Depoimento da Arilene Oliveira da cidade de Tucuruí PA, que se mudou para Curitiba após o término do curso de Orientação e Mobilidade Online

Clique aqui para ler o relato da primeira viagem sozinho do Ruhan Gonçalves, como trabalho de conclusão do curso de orientação e mobilidade online

Depoimento da Profa. Monica Bereta, que atua com atendimento educacional especializado em sala de recursos, na cidade de Gravataí RS, que realizou os cursos de Orientação e Mobilidade Online em 2015, e Atividades da Vida Diária em 2016


Meu nome é Mônica, sou professora de Atendimento Educacional Especializado no município de Gravataí RS. Quando iniciei os cursos eu tinha muitas dúvidas de como ensinar meus alunos, de como lidar com a realidade deles. Hoje já me sinto bem mais segura, compreendo o que eles sentem, consigo me colocar no lugar deles. Essa segurança só adquiri convivendo com os profissionais do portal. Gostaria de agradecer muito, pois durante o curso, e até mesmo depois do término deles, os professores continuam me dando suporte sempre que necessário. Assim que possível voltarei para fazer novos cursos.

Depoimento da Profa. Tamara Joana Casarin da cidade de São José SC, que fez o Curso de Orientação e Mobilidade Online em 2016.


Meu nome é Tamara, trabalho como pedagoga na educação especial e na orientação de professores que atuam com alunos DV. Logo no início do curso fiquei desconfiada, como que alguém imagina um curso de orientação e mobilidade totalmente on line?
Depois de pesquisar e assistir a primeira aula percebi que era possível, porém só no decorrer do curso eu tive certeza.
O primeiro contato com os colegas Deficientes Visuais e com os professores já foi animador, decidi fazer o curso e não me arrependi, quando vi que seria perfeitamente possível fazer a parte prática e ser avaliado e discutir sobre isso com o grupo e com os professores, foi muito esclarecedor.
Nós que enxergamos nos sentimos um pouco no lugar do aluno durante o curso ao passarmos por algumas situações de treinamento, claro que é só uma ideia, porém que me fez aprender muito e ter uma outra postura perante quem eu oriento.
Foi um grande aprendizado, principalmente por estar em contato com pessoas que fizeram os mesmos exercícios de treinamento, e por ser uma turma tão diversificada com diferentes experiências quanto a mobilidade, principalmente pessoas que iriam precisar usar no seu dia a dia, bem como a experiência e orientação dos docentes.
Foi um curso muito bom, pretendo fazer outros cursos, pude fazer nas horas de folga por ser on line e com muita qualidade, tanto na teoria como na prática.

Depoimento da aluna Rafaela Alves Nunes de Belo Horizonte MG, que fez por duas vezes o Curso de Atividades da Vida Diária Online


Meu nome é Rafaela, sou deficiente visual total e curso psicologia. Fiz neste ano a reciclagem do curso de atividades da vida diária e gostei muito. Da primeira edição do curso a essa, o curso melhorou bastante, inclusive novos temas foram acrescentados. Os meus conhecimentos de AVD melhoraram muito durante o curso e aprendi muitas coisas novas. Hoje, me sinto mais independente e mais capaz de fazer tudo e cuidar da casa no geral. Claro que ainda preciso praticar muito no dia a dia, mas já aprendi e melhorei muito. Me sinto interiormente mais independente e melhor após o curso, pois os professores também nos ajudam a pensar de forma diferente e a nos vermos de uma forma melhor. Valeu muito apena fazer o curso de AVD.

Depoimento da Dr. Késia Pontes, que fez os cursos de Scanneamento de Textos, Edição de textos profissionais pelo Microsoft Word, Criação de apresentações de Slides pelo Power Point, e orientação e mobilidade online


Meu nome é Késia Pontes, sou de Uberlândia-mg, trabalho na Biblioteca central da Universidade Federal de Uberlândia-UFU, e faço Doutorado em História na mesma faculdade.
quanto ao curso de scanneamento, já sabia um pouco sobre o programa e fiz para aperfeiçoar minhas técnicas de produção de livros digitalizados.
já quanto ao PowerPoint não sabia nada pois produzia somente slides de texto a partir do Excel ou documento TXT, e importava para o programa. Realmente é fantástico o que se pode fazer com ele para dar aulas e palestras.
quanto ao Word também já sabia um pouco, e fiz para aperfeiçoamento e aprendi muito no quesito formatação de textos e aplicação de notas de rodapé, dentre outros recursos importantes para a vida acadêmica.
Quanto ao curso de orientação e mobilidade online, eu já andava sozinha mas percebi, ao longo do tempo, que as técnicas ensinadas convencionalmente não atendiam minhas necessidades nas experiências do dia a dia. Quando comecei a fazer o curso fui com o objetivo de aperfeiçoar nesta questão e descobri que várias das técnicas que aplicava estavam corretas como o uso de uma bengala maior do que a recomendada, inclusive aumentei ainda mais o tamanho da minha. A bengala maior me possibilitou mais segurança, agilidade e velocidade ao andar, e aprendi muito a andar por lugares abertos e criar neles linhas guias, observando mais o ambiente através da audição, tato e olfato.


Depoimento da aluna Edinalva Pereira Costa, que vive na zona rural, sobre o Curso de Orientação e Mobilidade Online:


Fiz o curso de orientação e mobilidade online, e estou aos poucos, aprendendo a lidar com meus medos e inseguranças.


Avalio de forma muito positiva este curso que está sendo disponibilizado pela equipe do portal da deficiência visual. Equipe esta, que vem se revelando muito competente nos trabalhos que desenvolve.


na minha concepção, o domínio do ministrante quanto ao tema, foi um dos pontos que mais se destacou durante todo o curso: haja visto que o conhecimento adquirido por ele, não se resume a um conhecimento puramente teórico, mas sim, algo que ele vivencia na prática em seu dia a dia, o que lhe permite transmiti-lo a outras pessoas com muito mais propriedade no que diz, já que esta não é uma realidade por ele desconhecida, mas sentida diariamente na própria pele.


Algo que me chamou atenção, foi o cuidado do ministrante em buscar todos os meios possíveis no sentido de dar maior clareza ao tema em questão. Uma prova disto, foi a humildade que ele teve, em trazer uma colega, a Anja da Alemanha, que também é professora e tem uma escola de cegos em ambiente rural, para compartilhar conosco um pouco de sua experiência, visando proporcionar maior esclarecimento a seus alunos, especialmente dois deles que vivem nesse tipo de ambiente.


Acredito que motivação é isso: é abrir a porta, ensinar o caminho, mas sem impor nem um tipo de obrigatoriedade, permitindo assim, que o outro decida o melhor momento para começar a trilhar.


acho de extrema importância poder colocar em prática tudo que é passado durante o curso. E o melhor, é que não é uma imposição, mas fica a critério do aluno, quando se sente mais preparado. E também é uma forma de testarmos nossos medos, e descobrir quais são nossas maiores dificuldades, e assim, levar nossas experiências ao professor.


sem dúvida, todos os conteúdos foram muito valiosos. As técnicas ensinadas, as dicas, a troca de experiências, enfim,tudo contribui para o aprendizado como um todo.


Agora, sei que daqui pra frente só depende de mim, e eu pretendo me esforçar para pôr em prática tudo que aprendi.

Depoimento da aluna Ana Cláudia Souto, sobre o curso de Fotografia e filmagem para Cegos, que deu origem ao seu canal do youtube


Meu nome é Ana Claudia Souto, moro em Sombrio/SC. Atualmente, estou aposentada, porém sempre buscando conhecimentos.
Com o Portal da Deficiência Visual, fiz o curso voltado para a Fotografia com a câmera de celular. Confesso que, por ter perdido a visão tem pouco tempo e por ter um aparelho de celular um pouquinho mais moderno para me ajudar nas coisas de rotina, digamos que necessitava desse conhecimento para registrar as fases da minha vida, registrar... Eternizar momentos.
É claro que precisamos da parte teórica e prática, mas sempre devemos
manter a mente limpa para que haja mais que momentos registrados. Ali estará você, eternizando momentos, capturando sentimentos.

Depoimento da aluna Sabrina Casado, sobre os cursos de iPhone e Desenvolvimento de Páginas Web em Drupal


Meu nome é Sabrina Casado, sou cega e sempre tive muito receio na realizações de cursos virtuais, mas quando ouvi falar sobre o curso de iPhone resolvi fazê-lo e realmente para minha surpresa tive ótimos resultados no que diz respeito a otimização de meu aparelho para realização de atividades cotidianas com a indicação de aplicativos muito úteis tais como o uso do GPS, leitor de dinheiro, descritor de fotos, dentre muitos outros que facilitaram muito minha vida, como também pude aperfeiçoar a utilização dos aplicativos nativos do aparelho.


Na sequência, me matriculei no curso de Drupal sem nunca ter tido nenhum contato com essa interface, fui dominando os conceitos e a aplicabilidade de cada recurso, tanto que ao final do curso resgatei um sonho antigo de compartilhar minhas experiências de ter perdido a visão aos 25 anos, ter concluído o curso de fisioterapia e ter me tornado uma das poucas bailarinas clássicas profissionais cegas do Brasil e do mundo.

Por tudo isso só tenho que agradecer a toda equipe do Portal da Deficiência Visual que de forma dinâmica e descontraída me proporcionou o aprendizado de um conteúdo rico e fascinante, tanto com as novidades do curso de iPhone avançado, quanto me ensinando a construir minha própria página pessoal.

Depoimento do aluno Gabriel Aquino, sobre os cursos de scanneamento de textos, criação de apresentações de slides pelo Microsoft PowerPoint, e sobre o curso de edição de textos profissionais pelo Microsoft Word


Meu nome é Gabriel Aquino, sou formado em pedagogia e trabalho como técnico em um núcleo de apoio à inclusão. Os cursos que realizei do Portal da Deficiência Visual foram bastante relevantes para o meu aprimoramento. Apesar de possuir um bom conhecimento prévio, aprendi novas funcionalidades no uso do scanner, perdi o medo de montar uma apresentação de slides, e renovei meus conhecimentos de word.


E o melhor de tudo é que o aprendizado obtido, agora posso incorporar ao ensino, e levar novidades aos alunos que já venho ensinando a utilizar o computador.


O mais bacana é que os cursos são ministrados por cegos, o que garante que os métodos não fujam a nossa realidade,que sempre estejam de acordo com o que é de nosso
costume e linguajar.


Enfim, espero continuar aprimorando meus conhecimentos por meio do Portal e espero que o mesmo cresça cada vez mais para levar maior capacitação aos cegos, e difundir a inclusão país a fora.

Depoimento do aluno Ricardo Mario Stuhler, sobre o curso de desenvolvimento de páginas Web em Drupal


Sou Ricardo, de Joinville Sc, atualmente vendedor na empresa qualiville eventos.


Quando conheci o Portal fiquei logo desconfiado, pois sempre duvidei de cursos pela internet, e já fui muito roubado por crer em outros cursos para cegos pela internet.


Escolhi logo drupal, que não tinha conhecimento algum, saio do curso completamente satisfeito, pois ali, meu dinheiro não foi roubado, eu pude aprender muito com o professor. Faria de novo, e já indiquei para vários amigos.

Depoimento do aluno Caio Gustavo, sobre os cursos de estudo à distância pela plataforma Moodle, e sobre o curso de criação de Slides no Microsoft PowerPoint por deficientes visuais


Eu sou Caio Gustavo Rodrigues Grizosto, deficiente visual, estudante de pedagogia na Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) das Faculdades Integradas de Fernandópolis (FIF) e morador da cidade de Fernandópolis, interior de SP. Fiz dois cursos com o Portal da Deficiência visual: Power Point e Moodle. De Power Point eu já tinha um conhecimento prévio por causa de aulas que tive de TIC's na faculdade, porém este curso foi mais exclarecedor, principalmente no que tange à manipulação de imagens. Quanto ao curso de Moodle, tinha pouco conhecimento prévio e o achei muito bom. Ambos os cursos me ensinaram a lidar com algumas situações acadêmicas que me ajudarão muito.


Por fim, eu recomendo os cursos do Portal da Deficiência visual e digo que faria e futuramente farei mais cursos com eles, pois é 100% acessível, inclusive nos formatos que virão, pois a qualidade é excelente e tem tudo pra melhorar e ficar cada vez melhor, abrangendo mais deficientes visuais e mais cursos preparatórios e de extensão.