Passe Livre para Pessoas com Deficiência
Uma observação importante que pouca gente sabe, é que ao solicitar o passe livre interestadual, as pessoas com deficiência que recebem o BPC não precisam levar o formulário para ser preenchido pelo médico. Basta apenas informar que recebe o BPC no formulário de solicitação do passe livre via internet que aparece a informação que beneficiários do BPC estão dispensados da apresentação do atestado médico.
Antes de irmos aos formulários, deixamos alguns links úteis para consultar as linhas de ônibus e saber quais delas aceitam o passe livre, que no caso são as linhas convencionais.
Links para consulta de Linhas e Horários
- Consultar na página do Busca ônibus, os horários e vagas disponíveis dos ônibus interestaduais e intermunicipais que fazem a ligação entre duas cidades
- Caso tenha problema de acessibilidade na página do BuscaOnibus, clique aqui para consultar os horários dos ônibus na página do ClickBus
PASSE LIVRE INTERESTADUAL
- É muito importante que você clique aqui para estudar a Portaria 261,, pois é ela que regulamenta o seu direito ao Passe Livre
- Caso queira baixar a Portaria 261 no formato PDF, clique aqui
- Página oficial do passe livre
- Como Pedir o Passe Livre
- Saiba quem tem direito ao acompanhante e como solicitar
- Documentos necessários
- Clique aqui para preencher o Formulário para solicitação do Passe Livre via internet
- Baixar o formulário de requerimento do passe livre no formato PDF
- Baixar o atestado médico no formato PDF
- Se você já enviou a documentação, clique aqui para consultar o andamento do processo de requerimento do passe livre
- O que você precisa saber antes de viajar
- Como retirar a passagem
- Como renovar o Passe Livre
- Formulário de solicitação da segunda via da credencial via internet
- Perguntas Frequentes sobre o Passe Livre
- Telefones Úteis
O que fazer se eu não receber o meu passe livre em 30 dias?
As denúncias, reclamações ou pedido de informações referentes à conseção ou renovação do passe livre podem ser feitas pelo telefone 166 ou pelo email ouvidoria@antt.gov.br
Isto se aplica às infinitas vezes em que os servidores que trabalham no programa passe livre inventam motivo para negar o pedido, como por exemplo dizendo que faltou assinatura do requerente, que a assinatura da pessoa cega está diferente da identidade ou que faltou o médico preencher o CID. Caso isso aconteça contigo, não deixe de denunciar escrevendo um e-mail para o endereço acima, inclusive pedindo reconsideração caso eles mantenham a decisão. Pedindo reconsideração, o seu e-mail terá que ser analisado por outro setor, para verificar se a decisão do servidor que negou o pedido estava certa ou errada. E para evitar que você precise retornar ao médico, é muito importante que você guarde uma cópia ou uma foto da documentação antes de enviar, pois é muito provável que você vá precisar desta comprovação, caso seu pedido seja negado.
Observação: Lembre-se que beneficiários do BPC nunca precisam apresentar laudo médico e que pessoas com deficiência permanente também estão dispensadas do laudo médico na renovação.
Só que, como na maioria das vezes, a ANTT não resolve os problemas criados pelo Programa Passe livre, Caso você já tenha reclamado na ouvidoria da ANTT e não tenha tido uma solução em 5 dias, clique aqui para denunciar os funcionários do Programa Passe Livre e também os da ANTT na Controladoria Geral da União.
E se eu não conseguir marcar a passagem?
É muito comum as empresas criarem dificuldades para não marcar o passe livre ou para remarcar a passagem. Desculpas como tempo de antecedência ou tempo de espera para marcação ou remarcação e indisponibilidade de datas são frequentemente utilizadas para tentar dificultar a vida dos usuários menos informados que não sabem que cada reclamação gera uma multa de no mínimo 4 mil Reais contra a empresa. Por isso, é necessário que os usuários façam o máximo de reclamações possível para que as empresas passem a respeitar este direito.
As denúncias e reclamações referentes às empresas de ônibus que cometerem abusos ou discriminação contra o usuário ou desrespeitarem o direito ao passe livre, devem ser feitas diretamente na Agência Nacional dos Transportes Terrestres, ANTT, que possui sala de fiscalização na maioria das rodoviárias brasileiras. Nestes casos, procure a sala da ANTT e solicite ao fiscal que te ajude a solucionar os problemas e exija quando for o caso, a lavratura de uma ocorrência e multa contra as empresas. Só assim conseguiremos fazer valer o direito dos usuários do passe livre.
Caso não exista sala da ANTT na rodoviária, ligue do seu celular para o telefone 166, e lembre-se de guardar o bilhete de passagem, e se possível, número do ônibus e nome do motorista, ou do atendente do guichê.
Você pode também efetuar sua denúncia contra as empresas de ônibus pelo email da ouvidoria da ANTT, que é ouvidoria@antt.gov.br ou diretamente pelo site de registro de ocorrências da ANTT, clicando nos links a seguir:
PASSE LIVRE INTERMUNICIPAL
Clique no nome de cada estado para acessar as instruções e formulários de solicitação do passe livre intermunicipal.
REGIÃO SUDESTE
- São Paulo capital (Bilhete Único)
- São Paulo, região metropolitana (BOM)
- Rio de Janeiro intermunicipal (SecTran)
- Minas Gerais intermunicipal (SindPasse)
- Espírito Santo