Audiogames

Audiogames são jogos de videogame adaptados para pessoas com deficiência visual, através da substituição das informações visuais por recursos de sons tridimensionais.


Além do seu caráter lúdico, os Audiogames também são muito úteis na estimulação auditiva das pessoas com deficiência visual, o que se reflete numa melhor orientação espacial e tomada de decisões rápidas em situações que envolvam a orientação e mobilidade.


Para jogar é necessário utilizar fones de ouvido de boa qualidade, que estejam funcionando perfeitamente.

História:


No início dos anos 2000, começaram a surgir os primeiros Audiogames, que na época eram desenvolvidos apenas em inglês. De 2005 a 2010, o Prof. Wagner Maia criou e coordenou uma equipe de voluntários para traduzir os jogos para português. Para facilitar a comunicação com os desenvolvedores de outros países, a equipe adotou o nome fantasia de Blind Games Brasil, sendo também chamada pelos usuários apenas pela sua sigla BGB.


Inicialmente, a equipe era composta apenas pelo Prof. Wagner Maia, Beto Pereira e Luciano Sestari, sendo que o Prof. Wagner Maia cuidava da comunicação em inglês com os desenvolvedores, das traduções dos jogos para português, da edição dos áudios e da montagem dos instaladores, enquanto Beto Pereira e Luciano Sestari faziam as gravações das vozes para os jogos.


Em 2006, a BGB realizou o primeiro seminário sobre o desenvolvimento de Audiogames, em parceria com a universidade UniSantana, que fica localizada no bairro de Santana, na cidade de São Paulo capital. O evento ganhou espaço na mídia nacional porque foi divulgado primeiramente na Revista Veja e exibido pela TV Record numa reportagem que foi ao ar no programa Domingo Espetacular. Daí por diante, muitos voluntários se juntaram ao projeto, dando importantes contribuições para o rápido aumento da quantidade de jogos disponíveis em língua portuguesa, como Kelerson Viana, Maurício Peixoto, Sarah Barreto Marques, Sabrina Mota, Fernando Zamboni, Audier Gomes, Joice Guerra, dentre tantos outros.

Clique no botão abaixo para ouvir a chamada pro evento que foi publicada na revista Veja e gravada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos

Clique no botão abaixo para ouvir a gravação da reportagem que foi ao ar no Domingo Espetacular da TV Record


Uma curiosidade que pouca gente sabe, é que Luciano Sestari que fez a locução da maioria dos jogos e à época estava perdendo a audição, hoje em dia é totalmente surdo e cego, utilizando o computador apenas por uma linha Braille.


à época, a página da BGB utilizava o endereço www.audiogames.com.br, mas em 2010, o Prof. Wagner Maia transferiu a coordenação do projeto para dois dos voluntários da equipe que também sabiam inglês, para dedicar-se integralmente à criação do Portal da Deficiência Visual. Infelizmente, os novos coordenadores da BGB não tiveram a mesma dedicação e hoje em dia o projeto acabou, restando apenas uma lista de discussão por e-mail sobre jogos acessíveis, que virou um ponto de encontro dos usuários, mas a página do projeto não existe mais.


Novamente, agradecemos ao Luciano Sestari, por ter cuidado da BGB até 2013 praticamente sozinho, mesmo depois que os novos coordenadores abandonaram o projeto. Nestes últimos anos da BGB, Luciano Sestari com uma equipe já reduzida, ainda conseguiu produzir alguns jogos bem interessantes que também estaremos disponibilizando aqui.


E para que todo este trabalho não se perca, construímos esta seção para que os jogos produzidos naquela época estejam disponíveis para novos usuários, ainda que atualmente não tenhamos mais nenhum tipo de envolvimento com a produção ou a tradução dos jogos para deficientes visuais.

Como Baixar os Audiogames?


Nos links abaixo você poderá acessar a página de cada jogo, onde encontrará uma gravação demonstrando como ele funciona, o manual de instruções e também o arquivo de instalação, que deverá ser baixado para o seu computador e executado após a conclusão do download.


Caso você queira contribuir com o crescimento desta seção sobre audiogames, enviando novos jogos, manuais ou demonstrações, nos envie uma mensagem através do Fale Conosco.

Se preferir, clique aqui para baixar um pacotão de 3GB contendo todos os audiogames em português