Lista de tópicos
-
-
Visualizar
-
Visualizar Adicionar mensagens: 1
-
Antes de entrarmos no tema principal do nosso curso, vamos aprender como funcionam as ferramentas de acessibilidade que permitem às pessoas cegas ou com baixa visão estudarem pelo computador. Nesta primeira aula nós trataremos do leitor de telas NVDA, que quando bem configurado, pode auxiliar não apenas às pessoas cegas, mas também aquelas com baixa visão, que passam a forçar muito menos a visão quando combinam os recursos de ampliação e alto contraste com o leitor de telas, evitando assim que tenham problemas de postura e dores de cabeça frequentes.
-
Nesta segunda aula nós veremos os recursos de acessibilidade do Windows 10 que facilitam a utilização do computador pelas pessoas com baixa visão. Estes recursos também são muito úteis para aquelas pessoas que tem cegueira legal ou cegueira funcional, que é quando a visão é muito baixa ou possuem apenas percepção luminosa, pois com estes recursos, qualquer resíduo visual, por menor que seja, pode se beneficiar do tema escuro do Windows e da luz noturna, que por agredirem menos a visão, acaba permitindo que estas pessoas consigam visualizar algumas coisas na tela. Por incrível que pareça, até os cegos totais costumam ter dor nos olhos e dor de cabeça quando passam muito tempo olhando para o computador quando a tela está muito clara. Mas como nem a neurociência não consegue explicar o porque as vezes a visão de um cego fica clara de noite, até hoje eles também não conseguiram entender porque a luz da tela do computador dá dor de cabeça e dor nos olhos de algumas pessoas cegas. Por isso, esta aula acaba sendo recomendada para todos!
-
Nesta terceira aula nós vamos conhecer o funcionamento dos diversos tipos de cursos online que existem.
-
Nesta quarta aula nós iremos conhecer o Moodle, a primeira plataforma de Ensino à Distância que veremos neste curso.
-
Agora que já tivemos uma noção geral sobre o Moodle, nesta quinta aula vamos aprofundar um pouco mais o conteúdo. Para isto, disponibilizamos um link da Wikipédia onde você encontrará novas informações sobre o Moodle que são fundamentais para o que veremos nas próximas aulas.
-
Observação importante: Nossa página passou por uma atualização após a gravação desta sexta aula sobre a criação de conta no Moodle. Na nova versão, o link ambiente virtual de aprendizagem foi substituído pelo botão entrar que fica logo no início da página. Para encontrá-lo, basta pressionar a tecla TAB duas vezes quando a página terminar de ser carregada.
-
Na aula 6 nós vimos a criação de contas no Moodle. Entretanto, muitas pessoas já possuíam uma conta criada, mas esqueceram a senha. Por isso, nesta aula nós veremos como fazer a redefinição da senha para recuperarmos o acesso à nossa conta.
-
Agora que já criamos nossa conta no Moodle, é hora de fazermos algumas configurações para que ele fique mais acessível para pessoas com deficiência visual. No início da aula são demonstrados alguns comandos para pessoas com baixa visão, mas o restante da aula é todo focado na acessibilidade para leitores de tela.
-
Observação importante sobre a aula 9: quando inserimos dados incorretos no formulário de login, o Moodle joga direto na tela de atualização de perfil, só que na verdade está criando um novo usuário com os dados inválidos inseridos. Quando isso acontece, deve-se ao fato de que os navegadores costumam salvar dados de formulários automaticamente. Caso aconteça contigo de ir direto para a atualização de perfil ao invés de logar no sistema, feche o navegador e abra novamente para refazer o processo de login, só que observando com cuidado se já existe algo preenchido nos campos de nome de usuário e senha, apagando e digitando novamente se for necessário.
-
Observação sobre a aula 10: Quando instalamos o Moodle no servidor pela primeira vez, as opções fórum de avisos e o menu de idiomas vêm ativadas por padrão. Entretanto, o administrador pode desativar e reativar esta opção sempre que quiser.
-
Atividade proposta: Após assistir o vídeo da aula 11, realize sua inscrição neste curso através da opção auto inscrição.
-
Observação: Na aula 12 é apresentado o pagamento por uma página comum, mas a única diferença para inscrição de cursos em Moodle é que no Moodle, quando fazemos a inscrição estando logados no sistema, a entrada no curso é automática e imediata.
-
Observação: Este vídeo complementar é opcional e não trata sobre ambientes virtuais de aprendizagem. Por isso, é recomendado apenas aos que tenham interesse em aprender sobre movimentações financeiras com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
-
Submeter trabalho
-
Obter uma nota Obter nota de aprovação
-
Obter uma nota Obter nota de aprovaçãoPrezados alunos, este questionário contém 20 perguntas e você tem o prazo de uma hora para finalizar cada tentativa.
Você poderá realizar quantas tentativas forem necessárias até alcançar a nota 7 para ser aprovado.
Caso queira apresentar recurso contra alguma questão, escreva um e-mail para o endereço contato@deficienciavisual.com.br -
Visualizar
-
Obter uma nota
-
Visualizar
-